Jujutsu Kaisen – Primeiras Impressões

JujutsuKaisen

Jujutsu Kaisen é, sem dúvida, um dos animes mais esperados desta nova temporada que está a começar. Para os mais distraídos, estou a falar da temporada de Outono. A produção do anime está a cargo do estúdio MAPPA, uma empresa cada vez em voga pelas produções de alta qualidade que tem feito nos últimos anos. Se alguém quiser verificar alguns dos meus nomes favoritos produzidos por este estúdio, visitem esta página.

Mas falemos da série em si, a qual estreou esta semana. A série encontra-se disponível atualmente no serviço do Crunchyroll em Portugal, com subs pt-br, ou, se preferirem como eu, em inglês. Este texto foi feito com base no primeiro episódio, o único que deu até ao momento. Obviamente que não poderei ir muito mais além do que especular em alguns pontos, mas, acima de tudo, vou falar do que aconteceu durante o episódio, evitando maioritariamente spoilers.

Yuji Itadori é a personagem principal da série e vive com o seu avô na cidade de Sendai. Apesar dos seus dotes atléticos, e constante insistência do seu avô para se juntar ao clube desportivo na escola, Yuji não tem qualquer interesse nisso. Na verdade, o seu interesse recaí totalmente sobre o clube do oculto. Para quem possa não saber, as escolas japonesas têm sempre clubes (ou grupos) com imensas temáticas para atividades pós-laborais. Se por acaso costumam ver anime e estão a ler este texto, então, à partida, já deverão saber disso por isso vou parar por aqui…

Regressando ao que realmente interessa…

Yuji junta-se então ao grupo do oculto. Como o próprio nome indica, esta malta tem interesse por coisas que nos podem tirar o sono ou deixar com a famosa “pele de galinha”. Segundo uma das personagens que vai aparecer com o avançar do episódio, existem diversos amuletos no mundo, colocados em locais específicos, onde a energia negativa tem uma maior tendência para existir. Esta personagem misteriosa chamada Megumi, alerta para o facto de que os amuletos não podem ser removidos dos locais em que se encontram guardados pois, caso contrário, existe uma grande possibilidade de aparecerem no mundo abomináveis criaturas denominadas de maldição.

Como qualquer clube do oculto que se digne, obviamente que o amuleto foi retirado do local (apesar de não saberem dessa situação) e foi removida a sua proteção. O resultado? Diria que o caos se instalou no perímetro da escola. Os dois alunos envolvidos na remoção e investigação do amuleto, são alvos de um perigoso ataque e resta a Yuji e Megumi tentar evitar o pior. Isto porque se o amuleto for devorado pelas criaturas, estas irão tornar-se ainda mais fortes e destruir qualquer equilíbrio que possa existir entre os dois mundos.

E é neste momento que vou resumir drasticamente o que vi para evitar qualquer tipo de spoilers maiores…

No final dos eventos, as coisas acabam por tomar uma direção algo previsível, ou não, mas que foi a única opção para que pudessem ser evitadas consequências mais drásticas. Para além de toda uma cortina mais séria que Jujutsu Kaisen tem, também existem alguns momentos de comédia, os quais ajudam a suavizar todo o ambiente mais pesado que se avizinha.

Antes de terminar, quero apenas dizer que o final do episódio, em parte, deu-me a sensação de algumas semelhanças com Parasyte – um anime da Madhouse que deu em 2014. (Já passaram assim tantos anos…?) Mas mais não digo. Quem viu, irá certamente perceber do que estou a falar. Para quem não viu, só posso dizer uma coisa. Quando terminarem de ler este texto, aconselho vivamente a verem Parasyte. Não precisam agradecer.

Em suma, e chegado agora ao final do episódio (parece que cortei mais de metade dos eventos, mas a intenção é evitar spoilers como já disse), acredito que esta pode ser facilmente uma das melhores séries desta temporada, quem sabe de 2020. Uma coisa é certa, vou continuar a ver!

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.