art of rally – Análise

artofrally analise

Há algo de especial cada vez que atravesso as planícies de art of rally, com um sol já a esconder-se e uma melodia synthwave de fundo. Dou por mim a viajar para outros locais, ao mesmo tempo que tento manter o olhar na estrada, mas isto não significa que não esteja a gostar do desafio. Muito pelo contrário! Ao mesmo tempo que estou a adorar atravessar aquele asfalto a alta velocidade, consigo transportar-me para outros locais mais melancólicos e nostálgicos. Isto é bastante estranho, mas associo muitas vezes à minha viagem ao Japão, a qual recordo sempre com muita alegria e saudades, principalmente quando estou a conduzir pelos percursos nipónicos. É certamente algo dentro de mim que me deixa intrigado, mas que nunca me impediu de desfrutar do grande jogo que é art of rally.

artofrally analise 1
É impossível ficar indiferente à palete de cores deste jogo.

Nunca foi tão divertido tentar ser o melhor

Para os mais distraídos, art of rally é o mais recente jogo do developer de Absolute Drift, lançado um 2015. Curiosamente, este segundo título também é de corridas, embora com um foco bastante menor nas famosas manobras drift. Quer dizer, na prática ainda terão de fazer muitos, mas todo o jogo está mais focado, tal como o próprio nome indica, em rally. A jogabilidade continua precisa e exigente, oferecendo sempre um bom desafio a cada novo percurso. Seja em alcatrão ou gravilha, entre outros, preparem-se para sentir o carro a fugir bastante caso a velocidade esteja acima dos limites aquando de uma curva mais desafiante. Em termos de controlo, o jogo está longe de ser fácil, mas nada que a prática não resolva.

O próprio oferece diferentes níveis de dificuldade relativamente aos concorrentes, o que poderá ajudar caso estejam a sentir uma grande oposição da IA. Outro aspeto que quero salientar na jogabilidade é o facto de existir um sistema de danos, podendo resultar, inclusivamente, numa desistência forçada da corrida. Este sistema de danos também pode ser ajustado caso queiram conduzir sem a necessidade de estar preocupados com qualquer acidente que vos possa mandar para casa mais cedo. Acreditem, nota-se muito a queda da performance do carro após alguns acidentes contra rochas ou árvores.

artofrally analise 2
A sensação de velocidade está garantida!

No que diz respeito a modos de jogo, temos os habituais campeonatos, time trials, evento único, desafios e passeio livre. Relativamente aos campeonatos, estes estão espalhados por cinco diferentes regiões e categorias de viaturas. O modo time trials é o habitual neste tipo de jogos, tal como a possibilidade de criar eventos, e os desafios são a única vertente online do jogo, oferecendo propostas diárias e semanais.

Por último, só tenho a dizer coisas positivas do modo passeio livre, o qual acaba por ser uma excelente surpresa. Podemos percorrer todas as estradas de cada país/região de uma forma relaxada e apreciar as paisagens, ao mesmo tempo que procuramos alguns colecionáveis, os quais podem desbloquear músicas extras. De certa forma, este modo fez-me lembrar a exploração de jogos como Forza Horizon e isso é bastante positivo.

artofrally analise 3
Existem imensos locais que merecem uma foto. Felizmente, o jogo tem um modo específico para tal.

É impossível ficar indiferente ao visual de art of rally

O jogo conta mais de 50 famosos carros dos mais variados anos da competição e a sua escolha está limitada perante o evento que queiram jogar. Também é possível desbloquear diferentes pinturas para os bólides, conforme a nossa prestação nos campeonatos. De destacar que os carros oferecem uma diferente condução, até porque o próprio developer fez questão de ir para uma escola de rallies de forma a recriar uma experiência ainda mais fiel à realidade, tanto em termos de resposta no carro nos diferentes tipos de terreno, como performance de cada um deles.

Os visuais são bastante minimalistas, mas cheios de um charme que é difícil ficar indiferente. Como já disse, o jogo conta com vários países diferentes e cada um deles tem um toque especial na sua caracterização. A decoração varia claramente e o que mais me cativou foi o campeonato em solo japonês, com os diversos edifícios famosos da cultura nipónica a marcar presença em peso. Com um jogo tão especial visualmente, é com agrado que vi o modo foto disponível desde logo. É fácil parar durante um evento e querer tirar esta ou aquela foto, principalmente porque o jogo oferece alguma personalização neste campo. O jogo também oferece diferentes tipos de clima e partes do dia. Podemos estar a jogar num enorme nevoeiro ou em plena escuridão, mas também numa manhã com um enorme céu limpo, ou ainda, num fim de tarde com um pôr-de-sol excelente para, mais uma vez, tirar umas fotografias.

artofrally analise 4
As corridas noturnas são todo um outro desafio.

Tal como já tinha mencionado no início da análise, a banda sonora é unicamente composta pelo género synthwave e este encaixa de forma perfeita no espírito do jogo. Para os puristas do desporto, se preferirem, podem sempre desligar ou baixar a música, até porque o som dos carros está bastante bem representado.

Seria interessante ter visto a presença de mais modos de jogo, quem sabe, um deles virado para o famoso Gymkhana, um pouco como existe em Absolute Drift. É possível que isso possa ser adicionado futuramente, mas, por agora, o conteúdo que tem acaba por satisfazer para várias horas de jogo.

Há sempre espaço para a criatividade

art of rally acaba por ser um grande jogo de corridas, utilizando o minimalismo visual para fazer realçar ainda mais o seu brilho, sem esquecer uma excelente e desafiante jogabilidade. Se a isto juntarmos uma boa banda sonora, dependendo sempre do gosto de cada um, e uma vasta oferta de viaturas, há poucas razões para não dar uma oportunidade a este jogo. Quando se pensa que é cada vez mais difícil surpreender dentro deste género de jogos, eis que surge art of rally.

positivo Imensas viaturas disponíveis
positivo Banda sonora encaixa que nem uma luva
positivo Visuais minimalistas resultam de forma perfeita
positivo Modo foto indicado para o jogo
positivo Jogabilidade com contornos de simulação

errado Nada de importante a salientar

Data de Lançamento: 23 de setembro de 2020
Produtora: Funselektor Labs Inc.
Editora: Funselektor Labs Inc.
Género: Corridas
Disponível para: PC

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.