Game Dev Tycoon – Análise

game dev tycoon análise

Foi em 2013 que adquiri Game Dev Tycoon para PC, sendo que na altura ainda nem estava na plataforma Steam, à qual foi adicionado apenas no ano seguinte. Sete anos depois, eis que chega finalmente à Nintendo Switch e foi com imenso entusiasmo que voltei a jogá-lo. Acima de tudo, estava curioso para saber se o jogo continuava bom depois de tanto tempo, principalmente tendo em conta as várias ofertas atuais no mercado dentro do mesmo género.

Tal como o próprio nome indica, somos colocados à frente de uma empresa que cria videojogos. O nosso desafio, tal como na realidade, é tentar produzir os melhores jogos e fazer autênticas fortunas no que toca às vendas. Contratar staff e melhorar as suas capacidades; investir em novos escritórios; decidir sobre o tema e género de jogo a fazer, bem como a plataforma; criar motores de jogo sempre com novas funcionalidades; ver o surgimento das famosas consolas que conhecemos, etc. São imensos os pormenores e desafios interessantes que vão aparecendo nesta aventura de gestão, a qual vos irá colocar numa posição de constantes decisões.

game dev tycoon 1
O início da aventura tem lugar na nossa garagem fria e pouco acolhedora

O início de uma developer de sucesso?

Muitos destes jogos tycoons podem tornar-se bastante complexos e cheios de opções, mas Game Dev Tycoon prime pela sua simplicidade nos menus. O próprio ecrã tátil da Switch acaba por facilitar ainda mais todo o acesso às opções que existem para interagirmos. A dada altura, quando estava a jogar em handheld, dei por mim quase somente a usar o ecrã por tornar toda a experiência ainda mais fácil e divertida.

O sistema de progresso é bastante rápido e em pouco tempo estamos a mudar de escritório e a contratar colaboradores. Obviamente que as despesas mensais começam a aumentar, mas também a nossa capacidade para criar jogos. À medida que vamos fazendo novos títulos, o staff vai evoluindo e ganhando mais capacidades em diversos campos, mas atenção que isto não é só trabalhar! Os funcionários também precisam de férias pois, caso contrário, a sua eficácia irá cair a pique. Felizmente é algo que acaba por não acontecer muitas vezes, então não se torna uma mecânica intrusa no divertimento.

game dev tycoon 2
É possível consultar o histórico dos nossos produtos e chorar ou sorrir conforme a sua performance nas vendas.

Não façam crunch!

Como devem imaginar, tal como em qualquer empresa, o staff é o pilar do sucesso. São os colaboradores que vão ajudar a descobrir novas funcionalidades para poder usar nos jogos, tais como saves na cloud, melhor áudio, ramificações nas narrativas, melhores cutscenes, tutoriais, otimizações para multiplataformas, etc. São imensas as personalizações disponíveis e a sua utilização vai variar conforme o jogo que estejam a fazer. Podem também escolher o público alvo e isso será bastante importante conforme a plataforma que escolhem ou, principalmente, o género de jogo.

Em suma, existem imensas hipóteses de escolha que permitem criar um enorme número de jogos com características diferentes. Ah! Sem esquecer que quando estamos a criar um jogo, temos que decidir em que campos queremos dar mais destaque. A título de exemplo, num jogo de corridas, à partida, não valerá a pena colocar qualquer esforço humano na parte dos diálogos. Se esta situação é de fácil perceção, então outros poderão tornar-se mais difíceis de interpretar, mas não se preocupem. Após o lançamento do jogo produzido, é possível pedir um relatório do mesmo e o sistema irá dar algumas dicas sobre aspetos importantes na criação do título em causa. Se fizermos sempre isto, rapidamente começamos a ter informação necessária no ecrã, a qual irá ser crucial para saber o que é ou não importante para aquela combinação de tema/género/plataforma. Isto acaba por suavizar a experiência do jogador e não o tornar num autêntico quebra cabeças, pois aquilo que pensamos ser o correto, por vezes, nem sempre o é.

game dev tycoon 3
Existem imensos temas que podemos usar para fazer um jogo, mas é necessário tempo e investimento para desbloquear a grande maioria.

O jogo conta com algumas situações interessantes como um grupo de fãs pegar no nosso produto e alterá-lo. Somos colocados com a questão sobre o que fazer perante a situação e, caso decidamos não efetuar qualquer ação, o estúdio acaba por ganhar mais alguns fãs. Se preferirmos ser mais radicais e impedir a situação, então o resultado será precisamente o inverso. Este tipo de situação também acontece relativamente ao motor de jogo que criamos. Isto começa a surgir assim que tivermos terminado o nosso segundo motor de jogo, altura em que os fãs começam a “brincar” com o primeiro. Podemos então decidir vendê-lo ou então disponibilizá-lo de forma gratuita. Existem várias situações que nos obrigam a decidir se somos anti ou pro-consumidor, mas do que me apercebi, na prática, só afeta o número de fãs.

game dev tycoon 4
Estes são os momentos das grandes decisões, as quais podem resultar num enorme sucesso ou num autêntico falhanço comercial.

Para além de podermos fazer e distribuir jogos em nome próprio, também podemos arriscar a fazer um que será publicado por uma grande editora. Porém, caso não consigamos preencher os diversos requisitos impostos pela mesma, como por exemplo, obter uma certa média das notas das análises, corremos o risco de sair a perder e ainda ter de pagar uma multa à editora. Sim, isso acabou por me acontecer alguma vezes, mas felizmente o estúdio conseguiu sobreviver ao prejuízo financeiro desse acordo. É preciso ter bastante cuidado com certas decisões, pois se a empresa atingir uma certa dívida financeira, o jogo termina.

Em termos visuais, Game Dev Tycoon tem uma apresentação bastante simples, mas não menos detalhada e apelativa. Infelizmente, o jogo não contém muitas animações, sendo quase tudo estático na maioria dos casos, mas nunca senti que tenha prejudicado o meu divertimento. Quanto ao áudio, existem alguns efeitos sonoros e uma relaxante música ambiente, mas nada que se destaque. Digamos que faz o serviço de forma eficaz, embora possa começar a tornar-se repetitiva após algumas horas de jogo.

Simples, divertido e relaxante

Depois de todos estes anos, foi com grande agrado que pude comprovar diversas melhorias efetuadas, com pequenos ajustes aqui e ali, que acabaram por melhorar a experiência num todo, superando claramente aquilo que joguei há cerca de sete anos. Game Dev Tycoon é um bom jogo e bastante acessível para começar a jogar. Não existem menus extremamente complexos e oferece muitas mecânicas que tornam o jogo sempre variado, com uma constante vontade de produzir sempre o próximo sucesso. Tendo em conta a atual oferta no mercado, acaba por não ser o mais avançado e completo, mas no que diz respeito à Nintendo Switch, é uma excelente escolha caso queiram envergar no mundo virtual da criação de videojogos.

positivo Vasta personalização para criar um videojogo
positivo Um jogo de gestão com menus bastante acessíveis
positivo O jogo incentiva-nos a querer sempre fazer melhor no produto seguinte

errado O áudio acaba por ser o ponto mais fraco do jogo

Data de Lançamento: 8 de outubro de 2020 (Switch)
Produtora: Greenheart Games
Editora: Greenheart Games
Género: Gestão
Disponível para: PC, Nintendo Switch, iOS e Android

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise. (Switch)

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.