Animes para ver no Halloween

animes halloween

It’s spooky time! É o que costumo dizer de vez em quando nesta altura do ano. Não sou doido pelo Halloween, mas confesso que é uma data que aprecio cada vez mais. Não que tenha paciência para andar mascarado ou a assustar os vizinhos, família, ou até quem vive comigo. Porém, há algo dentro de mim que me leva a entrar no espírito e tentar criar o ambiente de forma a que a data não passe ao lado. Por alguma razão, este ano decidi arranjar umas quantas mini abóboras decorativas e espalhar pela casa. (Até parece que não tenho mais nada para fazer ou em que pensar, mas foi o que aconteceu.) Para onde quer que vá, lá estará uma abóbora a sorrir para mim e a lembrar-me que o assustador também pode ser divertido.

Ora para todos aqueles que gostam de comemorar a noite de Halloween, decidi juntar alguns nomes que se encaixam nesta época festiva que tantas pessoas gostam. Posso chamar de época festiva certo? Talvez não, mas isso agora também não interessa para nada.

Acima de tudo, quer gostem ou não da data, não hesitem em ver os nomes que vou sugerir. E como ninguém deve estar a prestar atenção ao que estou a escrever – pois já devem ter avançado para os nomes mencionados na lista – vou parar por aqui. Vá! Vejam as minhas sugestões! Vão assustar os vizinhos! Vão pedir doces ou fazer travessuras!

Para mais listas, visitem esta página.

.

Another

Ano: 2012 | Episódios: 12

Kouichi, um rapaz de 15 anos, transfere-se para uma escola em Yomiyama, mais propriamente, para a turma 3-3. Porquê a importância de mencionar a turma? Deve-se ao facto da mesma estar “assombrada” desde os anos 70, aquando da morte de uma das alunas. Com o tempo, Kouichi repara numa rapariga que se senta numa das mesas da sala de aula, mas que ao contrário dele, todos parecem ignorar como se ela nem estivesse lá. Qual será a razão por trás desta atitude?

Another não é propriamente um anime assustador, mas contém imensos momentos mais tensos e, inclusivamente, arrepiantes, resultante da forma como certas mortes acontecem. Tem um ambiente indicado para ser visto na mínima presença de luz (cuidado com os olhos), ou durante o Halloween.

.

Hellsing Ultimate

Ano: 2006 – 2012 | Episódios: 10

Muito sinceramente, Hellsing é um anime que dispensa qualquer apresentação. Allucard, a cara principal desta famosa série, é um vampiro que faz parte de uma organização que tem como objetivo erradicar qualquer ameaça que possa aparecer. Sejam zombies, monstros ou até ghouls nazis (sim!), existe de tudo um pouco nestes episódios carregados de ação e pura chacina.

Embora a qualidade de Hellsing Ultimate não se mantenha durante os dez episódios, seria impensável não aconselhar o consumo do mesmo nesta altura. Bom, também o podem fazer durante o resto do ano, mas é capaz de ter um sabor especial nesta época do Halloween. Vai uma dentadinha?

.

Yamishibai: Japanese Ghost Stories

Ano: 2013 | Episódios: 91

Yamishibai tem como base o modo tradicional japonês de contar histórias de terror, ou se preferirem, apenas assustadoras e perturbantes. Os episódios são curtos, com cerca de 3 a 4 minutos cada, e as histórias são maioritariamente com base no folclore japonês. Todos sabemos o quão famosas são as histórias de terror japonesas, não preciso ser muito explícito, certo?

Para alguns, a animação poderá ser o grande entrave pois consiste basicamente em imagens paradas com uma reduzida animação. Na verdade, vai ao encontro da forma original como as histórias são contadas e esta decisão foi certamente com o objetivo de manter a integridade das origens. Acreditem, não imaginaria ver esta série de outra forma pois acho que muito dificilmente teria o mesmo impacto, ou capacidade de nos deixar suspensos a olhar para o ecrã e com os olhos bem abertos.

.

Shiki

Ano: 2010 | Episódios: 22

Esta série tem lugar numa típica pequena aldeia japonesa, a qual é afetada por uma epidemia que rapidamente começa a provocar a morte de muitos dos seus residentes. Esta não é a habitual série de vampiros com foco em romance, muito pelo contrário. De uma forma algo surpreendente, aborda assuntos que colocam em causa aquilo que é o bem e o mal praticado pelo ser humano.

Foi uma série que me surpreendeu pela sua interessante história, com os holofotes apontados para as diversas personagens onde cada uma delas, tem uma distinta posição perante a situação que vivem. Shiki acaba por ser uma série com um ambiente de incerteza sobre quem será a próxima vítima, podendo afetar qualquer um dos familiares das caras principais. Dentro do género “vampiros”, esta será talvez uma das séries com uma menor quantidade da fantasia, o que é extremamente bem-vindo. Uma coisa é certa, nenhum trailer faz jus à série.

.

Blood: The Last Vampire

Ano: 2000 | Episódios: Filme

Este é um daqueles clássicos que se encaixa totalmente na alta qualidade cinematográfica que se fazia nos anos 90, só que é de 2000. Este filme não prime propriamente pela sua narrativa, pois é bastante curta e cheia de falhas nesse aspeto. Porém, estamos a falar de 45 minutos cheios de ação e violência, com um tom extremamente sério, e que encaixam perfeitamente numa boa noite de Halloween.

O filme foca-se em Saya, uma rapariga contratada para eliminar uma ameaça presente numa base aérea americana com lugar no Japão durante os anos 60. O filme tem uma excelente introdução, cena a qual mostra imediatamente aquilo que será o prato principal desde título. Se gostam daquele anime mais adulto, então este é extremamente obrigatório.

.

Vampire Hunter D: Bloodlust

Ano: 2000 | Episódios: Filme

Foi há poucos dias que vi pela primeira vez este filme. Sendo alguém apreciador de uma boa animação dos anos 90, questiono-me porque razão levei tanto tempo até ver este filme tão subestimado pelos fãs da animação japonesa. Para ser sincero, também não posso falar muito pois só depois de todo este tempo é que lhe dei finalmente uma oportunidade, mas agora que o fiz, é impossível não o recomendar.

O filme conta a história de D, um filho entre um vampiro e um humano. A sua missão é recuperar a filha de um homem bastante rico, e para tal, irá defrontar diversos tipos de oponentes numa aventura recheada de excelentes momentos de ação, incrível animação, e não menos magnífico design das personagens. Mais uma vez, e tal como Blood: The Last Vampire, acaba por ser um filme virado para um público mais adulto, ou para quem possa preferir aquilo que se fazia no final dos anos 90. Na verdade, tal como o filme que acabei de mencionar, este também é de 2000. Isto há com cada coincidência!

.

Paranoia Agent

Ano: 2004 | Episódios: 13

Não sendo propriamente uma série de terror, ou recheada de vampiros e monstros, acaba por ser um excelente thriller da não menos brilhante mente do já falecido Satoshi Kon. A história de Paranoia Agent gira em torno de diversos assassinatos executados, segundo os rumores, por um rapaz com um taco de beisebol dourado e que se movimenta com uns patins. Todas as suas vítimas são, de uma forma geral, usando novamente a mesma palavra, “vítimas” de abusos psicológicos, ou físicos, na série.

Sem nunca ninguém ter presenciado o momento de um dos atos criminosos, os rumores começam a espalhar-se, e com isso, o medo começa a instalar-se na população. Quem será o assassino? Será que é alguém conhecido? Quais os seus motivos? Para desvendar este mistério, iremos acompanhar o dia a dia de dois detetives envolvidos neste caso bastante intenso, e que vos irá deixar colado ao ecrã durante toda a série.

.

The Garden of Sinners (Kara no Kyoukai)

Ano: 2007 – 2011 | Episódios: 7 Filmes + Epílogo

Isto não é uma série, nem é um filme. Na verdade, são vários filmes que estão incrivelmente interligados e com uma temática indicada para serem vistos em qualquer altura do ano, mas especialmente agora. Depois de os ter visto há imensos anos, continuam no topo das minhas produções favoritas de anime, tanto pela sua animação, história, ação e, mais ainda, excelente banda sonora. O estúdio envolvido nesta produção é o grande Ufotable, nome responsável por Fate/Zero ou, mais recentemente, o incrivelmente bem-sucedido Demon Slayer, entre muitos outros.

No que diz respeito à narrativa, tal como já tinha mencionado, os filmes estão todos interligados e a ordem que deu no cinema, é aquela aconselhada a ver, mas não é a correta em termos cronológicos. A personagem principal chama-se Shiki, uma rapariga com uma capacidade especial para detetar coisas sobrenaturais através dos seus olhos. A cidade onde tudo tem lugar, tem sido palco de diversos violentos assassinatos e atividades paranormais. O que vocês estão prestes a ver (sim, porque vão ver) é algo com um ritmo consideravelmente lento em termos de narrativa, mas com um enorme foco nas várias personagens em destaque, e tudo acompanhado por uma excelente banda sonora e animação. Eu sei que a sua duração pode ser algo longa, mas prometo que no final, irá valer a pena.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.