Pacer – Análise

pacer 3

Pacer é um tipo de jogo o qual não existe uma grande oferta de títulos no mercado e rapidamente podemos associá-lo a nomes como os clássicos Wipeout ou F-Zero. Como já devem ter percebido, este é um jogo de corridas onde a alta velocidade é o prato principal. São imensos os modos disponíveis para testarmos a nossa agilidade no circuito e tentar não embater a cada dois segundos. Aquilo que até parece ser fácil numa reta, esperem só até chegar a primeira curva. O que vale é que o veículo não sai disparado da pista, caso contrário estaria sempre no pasto.

O jogo coloca à nossa disposição várias classes de veículos e diversos campeonatos para jogar. As corridas vão muito mais além do que a necessidade de ficar em primeiro, oferecendo excelentes desafios alternativos ao habitual. Infelizmente, senti que, em alguns casos, os objetivos de alguns desafios não eram claros o suficiente, deixando-me muitas vezes confuso sobre o verdadeiro objetivo da prova. Isto porque o critério para desbloquear o desafio seguinte, nem sempre ia de acordo com o que nos pediam para fazer. O jogo dá a entender que temos de ficar em primeiro no objetivo que pedem, mas nem sempre esse foi o caso para conseguir desbloquear a prova seguinte.

pacer 2
Sabe bem conduzir numa autêntica montanha-russa.

Boa personalização e imensos modos

Para além da campanha, existem outros modos de jogo interessantes, com especial destaque para Flowmentum e Tempestade. O primeiro obriga-nos a ser cada vez mais ágeis com o aumentar da velocidade ao longo do evento e o segundo acaba por ser inspirado em battle royale. Competimos dentro de uma tempestade a qual vai encurtado com o progresso do evento e, no final, ganha quem estiver mais à frente. Acaba por ser interessante, mas nada que me tenha incentivado a jogar por diversas vezes. Quanto a outros modos, é o habitual no que diz respeito a jogos de corridas.

Como já dei a entender, e também é fácil perceber pelo estilo de jogo, a jogabilidade exige uma grande resposta de reflexos da nossa parte e nem sempre é fácil fazer aquela curva a alta velocidade e sem embater nos rails, ou em algum oponente. Para tornar as coisas mais picantes, cada nave está (ou pode estar) equipada com armas, o que acaba por criar o caos durante as corridas. Já não bastava sermos pressionados pela alta velocidade e extremidades do circuito, como ainda temos de nos preocupar com eventuais ataques por parte dos oponentes. Obviamente que isto dá todo um outro dinamismo à simples corrida, elevando facilmente os níveis de adrenalina e frenesim dentro dos viadutos.

Por falar em arsenal, este é altamente personalizável. Sejam as diferentes armas em si, os modificadores específicos para cada uma, bem como o seu posicionamento na nave, é alguma a escolha que temos para personalizar o nosso veículo. É ainda possível criar loadouts feitos à nossa medida, quer queiramos algo mais ofensivo ou defensivo. Infelizmente, relativamente a algumas das armas, senti que não tinham peso em ação, pois por mais que disparasse ou atingisse os adversários, o dano que criavam nunca parecia ser letal na maioria das vezes. Para além do arsenal, também podemos alterar o desempenho e visual das viaturas, oferecendo assim a possibilidade de criarmos algo totalmente a nosso gosto.

pacer 1
A maioria dos circuitos tem um design bastante apelativo e, obviamente, propício a grandes velocidades.

O setting do jogo coloca-nos num futuro sempre bem-vindo no entretenimento: enormes construções de betão iluminadas por incandescentes neons, mas também temos locais mais remotos com um ambiente completamente diferente. A tal temática cyberpunk. Verdade seja dita, a sensação de velocidade é tão grande que mal dá para apreciar os criativos cenários. São catorze os circuitos presentes no jogo, os quais podem ser jogados em diferentes fases do dia (dia ou noite), bem como no sentido inverso, oferecendo assim o mesmo circuito num determinado número de maneiras diferentes.

A banda sonora é constituída essencialmente pelo género eletrónica, o qual encaixa de forma perfeita no estilo e espírito de jogo. O jogo oferece cerca de 80 músicas, mas caso prefiram ouvir apenas algumas das vossas favoritas, existe uma opção que vos permite criar uma playlist com as nossas prediletas. Muito sinceramente, uma opção sempre bem-vinda em qualquer jogo.

Se fazem parte daquele grupo que prefere competir contra outras pessoas, então a vertente multiplayer tem conteúdo suficiente para vos satisfazer, permitindo confrontos até 10 pessoas e com possibilidade de criar salas privadas para jogar com um grupo de amigos.

Velocidade sem limites!

Pacer acaba por ser uma boa surpresa, tanto a nível de conteúdo como de performance. É um título que requer alta precisão nos seus movimentos e, felizmente, o jogo comporta-se de forma impecável nesse campo e sem problemas de frame rate. Destaque ainda para a vasta personalização disponível, seja a nível visual, arsenal ou performance. Se gostam de jogos de corridas e sentem falta dos clássicos deste género, então Pacer será certamente uma boa aposta.

positivo Elevada personalização
positivo Imensos modos de jogo
positivo Boa sensação de velocidade
positivo Enorme variedade de circuitos

errado Objetivos da campanha nem sempre são claros e objetivos
errado Algumas as armas parecem não ter peso em combate

Data de Lançamento: 29 de outubro de 2020
Produtora: R8 Games
Editora: R8 Games
Género: Corridas
Plataformas: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise. (PS4)

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Um pensamento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.