Cloudpunk – Análise

Cloudpunk análise

Se alguma vez tiveram curiosidade em saber como poderão funcionar as transportadoras no futuro, então Cloudpunk é o jogo ideal para vocês. Desenvolvido pela ION LANDS, este é um jogo de aventura que se desenrola num mundo cyberpunk e com uma narrativa misteriosa e cativante. A história desenrola-se à volta da protagonista Rania e na sua primeira noite, ao chegar à cidade metrópole e futurista de Nivalis, decide trabalhar para uma transportadora meio duvidosa chamada Cloudpunk. É através deste trabalho que nos começamos a aperceber de que esta cidade esconde algo por trás de todas as suas luzes néon.

Ao longo do jogo, vamos conhecendo várias personagens interessantes e carismáticas, onde cada uma delas tem uma história que irá impactar a experiência de uma forma curiosa e também irá permitir-nos descobrir mais sobre este mundo. Para além disso, existem certos pontos da narrativa onde teremos de realizar escolhas morais, as quais terão impacto nas nossas próximas ações. Em suma, são momentos como estes que fazem desta uma jornada atrativa, misteriosa e divertida, em conjunto com a interação que temos para com as pessoas de Nivalis.

Cloudpunk 1
Vamos visitar vários locais para recolher e entregar as encomendas aos respetivos clientes.

Bem-vindo a Nivalis – A cidade da luz

O visual artístico escolhido para este título assenta num ambiente recheado de luzes néon e naves em constante movimento, onde é notória a inspiração em filmes como Blade Runner. Este aspeto gráfico torna as viagens de Cloudpunk numa experiência entusiasmante, seja a pilotar o nosso veículo ou a andar a pé em certos locais da região. Estes são muito detalhados, com lojas e população a viver as suas vidas, demonstrando um mundo vivo e convincente.

A distinção entre as sociedades de Nivalis é bastante evidente graças ao excelente trabalho visual. Quero com isto dizer que é facilmente percetível quando estamos numa zona luxuosa ou num bairro de classe baixa. Acompanhando os excelentes visuais, temos uma competente e notória banda sonora em cada momento do jogo, típica de um mundo cyberpunk. Em sintonia, temos também um voice acting bem conseguido e que ajuda na imersão do mundo onde nos encontramos.

Cloudpunk 2
Existem zonas de Nivalis que são deslumbrantes

Carteiro do futuro

A jogabilidade de Cloudpunk consiste em explorar uma cidade com várias zonas diferentes e interagir com a sua população e objetos. A navegação da nossa viatura é simples e divertida, enquanto percorremos as zonas com os enormes e belos edifícios de Nivalis. Contudo, o desempenho do jogo é algo instável nestas situações e a experiência acaba por ser prejudicada. Numa comparação curiosa, as ruas das cidades não demonstram este problema nos momentos fora da nave. Já agora, aproveito para dizer que durante os momentos em que não estamos a conduzir, podemos escolher diversas câmaras de jogos: primeira pessoa e terceira pessoa, ou, por defeito, uma perspetiva afastada em 2.5D.

Voltando ao nosso meio de transporte, é possível comprar alterações para o mesmo, sejam mecânicas ou visuais, como por exemplo, Speed Booster  ou luzes néon. Acabamos por ter uma nave mais pessoal e ágil para realizar o nosso trabalho, no entanto, é necessário conduzir com cuidado para não a danificar e estar atento ao seu depósito de combustível. Estas características introduzem alguma dinâmica na jogabilidade, as quais impedem que esta se torne aborrecida.

Cloudpunk 3
A perspetiva afastada permite uma maior visão das ruas de Nivalis

Para além da entrega de encomendas, existem outras atividades que podemos realizar pelos diversos locais da cidade. À medida que exploramos, vamos encontrando vários itens tais como cartões de memória, peças, livros e até videojogos! Estes itens podem ser vendidos a bom valor no mercado, mas outros serão importantes para realizar missões secundárias. Estas missões acabam por ser divertidas distrações da campanha, pois permitem-nos descobrir e explorar cada canto deste fabuloso mundo cyberpunk. Também podemos comprar roupa, comida e narcóticos, os quais terão apenas impacto visual no jogo.

Para além disso, temos ainda a nossa casa para decorar com vários objetos que podemos comprar, sendo mais uma opção adicional engraçada. A narrativa do jogo dura em média cerca de nove horas e as atividades adicionais aumentam ligeiramente a sua longevidade de forma positiva, pois acabamos por ter mais razões para continuar a viajar por esta sombria, mas magnífica cidade.

Uma entrega entusiasmante

Cloudpunk é uma aventura interessante e que tem lugar numa cidade futurista e misteriosa, a qual pede para ser explorada. O papel que desempenhamos como transportadora, permite-nos cumprir esse desejo de uma forma descontraída e, por vezes, intensa durante a sua cativante narrativa.  Acompanhada de um visual atraente e uma banda sonora do mesmo patamar, esta acaba por ser uma experiência interessante e bastante divertida. Se estão aptos para uma viagem numa distopia futurista, então preparem a vossa nave pois têm encomendas para entregar.

positivo Narrativa cativante
positivo Personagens carismáticas
positivo Decisões narrativas com impacto
positivo Excelente visual artístico
positivo Banda sonora e voice acting bem conseguidos
positivo Jogabilidade divertida

errado Desempenho instável quando pilotamos a nave

Data de Lançamento: 15 de outubro de 2020
Produtora: ION LANDS
Editora: Merge Games
Género: Ação, Aventura
Plataformas: Microsoft Windows, Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise. (Xbox)

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.