Pikmin 3 Deluxe – Análise

pikmin 3 deluxe

Mais uma vez, voltamos a receber outra aventura original da Wii U na nova consola da Nintendo! Desta vez, é o adorável e divertido Pikmin 3, na sua versão Deluxe, para a Nintendo Switch.

Esta apresenta melhorias a nível de jogabilidade e conteúdo adicional, para uma experiência já bastante completa e original. O conceito de Pikmin consiste em explorar um planeta desconhecido, através de uma jogabilidade estratégica onde comandamos amorosas criaturas que neste habitam.

Será que vale a pena voltar a este título? Vamos lá descobrir!

Uma jornada num mundo desconhecido

A premissa de Pikmin 3 Deluxe é honestamente engraçada e simples, ao ponto de cativar todas as idades pela sua acessibilidade. A sua história consiste em vários exploradores que se viram obrigados a procurar outros mundos onde possam encontrar comida (especificamente, fruta), uma vez que o planeta Terra se encontra numa crise alimentar. No entanto, apenas três desses intrépidos exploradores encontraram um planeta curioso em que o alimento que tão ansiosamente procuravam está presente, vendo-se obrigados a adaptar todas as condições deste novo local, com o auxílio dos Pikmin!

Estes pequenos e adoráveis seres são dóceis perante o ser humano, obedecendo a qualquer ordem dada por qualquer uma das três personagens jogáveis. Começa assim, então, a busca por uma nova esperança alimentar!

O desenrolar da história decorre através de vários dias e, ao final de cada um, os exploradores são obrigados a retirarem-se, em conjunto com os Pikmins, de forma a conseguirem escapar aos perigos que a noite esconde. Os desenvolvimentos narrativos são bem realizados e conseguem manter-se interessantes ao longo do jogo, motivando o jogador a querer explorar, até mais não, este novo habitat.

pikmin 3 deluxe 1
A primeira vez que conhecemos um novo Pikmin, é sempre um momento sorridente

Um mundo colorido

Ao aterrar neste novo mundo, a primeira coisa com que nos vamos deparar serão novos locais, diferentes e coloridos, que nos dão a sensação de nos termos tornado uma formiga. Basicamente, tudo é gigantesco para um mero humano.

A visão artística por detrás deste título é altamente interessante e apraz de agradar a qualquer idade, não só graças aos carismáticos Pikmin, mas também ao nível criativo envolvido no jogo. A sensação que trespassa é de que este é um lugar vivo e cativante; contudo, a falta de melhorias visuais significativas de que poderíamos estar à espera deixa um pouco a desejar. Sendo que se trata de um remaster, calculamos que poderia ter sido adicionado mais algum detalhe gráfico, tirando, assim, proveito dos recursos que a nova plataforma da Nintendo oferece.

A banda sonora é adequada aos cenários que nos são apresentados: algo relaxante para nos dedicarmos à exploração, e algo mais energético no que toca a boss fights. O jogo contém algum voice acting, algo semelhante a Animal Crossing: a linguagem não existe, mas consegue caracterizar as personagens de uma forma caricata e especial.

pikmin 3 deluxe 2
Em alguns momentos, o jogo apresenta visuais pouco detalhados na atual geração.

Estrategicamente divertido

A jogabilidade de Pikmin 3 consiste em comandar estrategicamente os nossos pequenos e adoráveis súbditos; desde combater, derrubar obstáculos e recolher objectos, os Pikmin estão lá para nós. No decorrer do jogo, surgem-nos oportunidades de conhecer novos tipos de Pikmin, que, através da sua cor, se podem distinguir diferentes tipos de habilidades e resistências (por exemplo, os azuis conseguem sobreviver dentro de água, enquanto que os amarelos são resistentes à electricidade). Cada um deles terá um papel importante a desempenhar contra os obstáculos que irão surgir nos diferentes níveis.

Para além disso, é possível controlar três protagonistas diferentes: Brittany, Alph e Charlie. Cada um deles tem as suas valências, e existem locais somente acessíveis a cada uma das personagens, pelo que cada uma terá o seu papel a desempenhar nesta aventura.

Esta gerência a nível estratégico torna-se bastante divertida na coordenação das nossas tarefas, graças à acessibilidade de controlos e à estrutura de progressão do jogo.

pikmin 3 deluxe 3
Nós apenas indicamos o que pretendemos e os Pikmins realizam o trabalho.

Existem zonas de maior dimensão com vários objetivos, pelo que poderás demorar mais do que um dia a explorar e a fazer tudo o que se tem de fazer; no fundo, tudo irá depender da capacidade de coordenação e estratégia de cada jogador. Estes objetivos são relacionados com a narrativa (sendo o maior foco a recolha de fruta, razão pela qual os humanos estão neste habitat sequer).

É aqui que entra outro elemento fundamental da jogabilidade: é essencial recolher este alimento para ser possível sobreviver cada dia, pois, naturalmente, sem comida é impossível progredir. Esta é digerida em estado líquido (ou seja, em sumo), depois de ser guardada em cápsulas para consumo diário. Ou seja, existe toda uma componente de gestão que necessidade de um cuidado acrescido, e que acaba por criar ainda mais um desafio (bastante interessante, por sinal) dentro do jogo.

Para além de andar a apanhar fruta o dia todo, existem outros objetos para encontrar, como Data Files (que contêm informação valiosa acerca do planeta onde os protagonistas agora se encontram), ou uma panóplia de criaturas hostis que apenas podem ser derrotadas com um tipo específico de Pikmin (mais um exemplo: Pikmins vermelhos ajudam a combater inimigos que gostem de chamas).

pikmin 3 deluxe 4
O modo cooperativo splitscreen promete horas de diversão entre duas pessoas

As boss fights seguem o mesmo padrão: aqui é necessário utilizar diferentes Pikmin, com diferentes habilidades, para os conseguir colocar em desvantagem e, só aí, podemos comandar todos para o ataque. É uma jogabilidade estratégica e com profundidade, que consegue, ao mesmo tempo, ser relaxante e compensadora, através da exploração de um mundo cativante e com uma progressão que se torna satisfatória.

Para além da história principal, o modo de Missões está de volta e consiste em 36 desafios: a ideia é conseguir realizar os mesmos no menor tempo possível ou, em alternativa, voltar a repetir as lutas que já tivemos perante aqueles bosses mauzões.

Não nos podemos esquecer, claro, do competitivo modo Bingo! Este coloca dois jogadores num mapa e o vencedor é o primeiro que conseguir recolher toda a fruta disponível ou inimigos que surjam no cartão bingo de cada um dos participantes.

Todo este conteúdo adicional ajuda a construir uma experiência ainda mais enriquecedora, até para os fãs mais dedicados da série.

pikmin 3 deluxe 5

Sidestories e outras novidades

Existe uma infinidade de pormenores que se podem aprofundar acerca de Pikmin 3, mas o que nos falta saber é o que esta versão Deluxe traz de novidade para a Switch. Para além das melhorias na jogabilidade e a introdução do modo co-op, temos ainda um novo modo chamado Sidestories. Este introduz duas personagens dos jogos anteriores, e conta a história através da perspetiva dos mesmos, no planeta que encontramos neste título. Ainda temos, também, um novo sistema de badges (bastante similar a conquistas ou troféus de plataformas adversárias), uma dificuldade superior às existentes (“Ultra-Spicy Mode”) e, também, uma Piklopedia com muita informação. A narrativa contabiliza, em média, cerca de dez horas de jogo e, como podem ver, existe imenso conteúdo adicional para nos deixar continuar a satisfazer o apetite por este universo.

Uma viagem aliciante

Pikmin 3 Deluxe é, sem dúvida, um remaster bem conseguido de uma série pouco conhecida da Nintendo, mas adorada pela sua comunidade de nicho. O jogo proporciona-nos uma experiência relaxante e divertida, num planeta cativante que dá gosto explorar (seja sozinho ou acompanhado), e, claro, a fofura dos Pikmin só torna toda esta conjetura muito mais agradável.

A jogabilidade estratégica é acessível, ao mesmo tempo que desafiante; com uma progressão equilibrada, que nos faz querer continuar agarrados ao comando durante horas a fio.

Graficamente, não é o título mais impressionante da plataforma, e facilmente se nota que poderia ter sido investido algum esforço adicional nesse aspeto, que poderia ter proporcionado, quiçá, um visual mais moderno.

Apesar de todas as novidades que traz, Pikmin 3 poderá não ser o suficiente para conquistar uma nova audiência, mas é certo que os fãs da série irão gostar de poder voltar a visitar os seus companheiros coloridos.

positivo Um mundo cativante e com personalidade
positivo Jogabilidade relaxante e divertida
positivo Modo co-op
positivo Muito conteúdo adicional para disfrutar
positivo Os Pikmins conquistam-nos o coração com facilidade

errado Falta de melhorias visuais a nível técnico

Data de Lançamento: 30 de outubro de 2020
Produtora: Eighting
Editora: Nintendo
Género: Aventura, Estratégia
Disponível para: Nintendo Switch

Foi disponibilizado um código para análise por parte da Nintendo Portugal.

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.