OPUS – Um manga de Satoshi Kon

ops um manga de satoshi kon

Já demonstrei várias vezes o quanto gosto do trabalho de Satoshi Kon, sendo que alguns dos seus filmes são também alguns dos meus favoritos. Falamos de Perfect Blue ou Millennium Actress, sem esquecer a série Paranoia Agent (a única série adaptada do seu trabalho); alguns dos nomes que aprecio imenso.

Há já algum tempo que tinha ouvido falar sobre o seu último manga, o qual também ficou incompleto, infelizmente, devido à sua morte precoce. Tendo em conta que a história não tinha um final propriamente dito, fiquei reticente em comprar, pois acaba por ser estranho estar a ler algo onde, à partida, sabes que o final não era o suposto. Depois de ter superado este ridículo entrave, decidi então adquirir o livro e abraçar a história, mesmo sabendo que provavelmente iria embater num imortal cliffhanger.

opus satoko

OPUS conta a história de um mangaka que, sob a constante pressão habitual que estes artistas sofrem no dia-a-dia, vê-se imerso no mundo que ele próprio está a criar. Literalmente. Chikara Nagai, o artista em causa, acaba por entrar no seu próprio manga: Resonance.

A partir daqui, Nagai começa a interagir com as personagens que criou, sendo, inclusivamente, alvo de duras críticas por parte das mesmas, alegando que não têm direito de escolha nas suas vidas. Satoko é uma das personagens principais do manga de Nagai, e é com ela que este irá viver muitos dos momentos da sua ficção. Ou será realidade? Será que a realidade é toda ficção? Poderá esta realidade existir dentro da ficção? Será ao contrário? É neste jogo de dualidades que Satoshi Kon é um expert e também conseguiu aplicar esta mesma estrutura em filmes como Perfect Blue, Millennium Actress, ou ainda, o seu último filme: Paprika.

Como já tinha mencionado, a história acaba por não ter propriamente uma conclusão, mas foram adicionadas umas páginas extras ao livro, as quais foram encontradas já após a morte do autor. Estas acabam por dar mais algum contexto sobre qual seria a ideia de Satoshi Kon, ajudando, ao mesmo tempo, o leitor a entender melhor os “comos” e “porquês”, deixando ao critério de cada um a forma de as interpretar. Não é de todo o final que desejaria, mas é o que temos e, ainda assim, estou bastante grato por este trabalho continuar disponível para ser conhecido.

opus satoshi kon

Este manga foi originalmente publicado no Japão anos antes de Satoshi Kon ter realizado o seu primeiro filme: Perfect Blue. Depois de já o ter visto várias vezes, e agora que finalmente li OPUS, confirma-se o enorme fascínio que Satoshi Kon tinha em misturar a ficção com a realidade e de criar uma sensação de múltiplas dimensões, tanto para os protagonistas, como para os leitores/espetadores.

Esta mistura de dimensões era um dos pontos mais fortes do artista e está presente em muitos dos seus trabalhos. Acabam por originar perspetivas a quem lê, ou vê, e dar a entender uma coisa, quando, na realidade, podemos estar perante outra: qualquer pessoa pode ter uma diferente interpretação do conteúdo que Kon transmite. A forma como o autor brinca com a nossa mente, resulta sempre em experiências intensas e imersivas, que nos deixam com a cabeça a trabalhar, mesmo depois de já termos terminado a obra.

Em conclusão, OPUS é um manga que encaixa perfeitamente na coleção de qualquer fã de Satoshi Kon. O facto de não estar totalmente terminado não prejudica em nada a leitura, e quem conhece o seu trabalho, facilmente sentir-se-á em casa. São cerca de 360 páginas com as origens de um dos artistas mais aclamados no Japão, ao nível de manga e anime, bem como um gigantesco (e merecido) reconhecimento internacional, com os seus filmes a serem premiados por diversas vezes.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.