Sackboy: A Big Adventure – Análise

sackboy a big adventure análise

Aquando do lançamento de uma nova consola, a empresa em causa tenta sempre oferecer alguma variedade nos títulos de lançamento. Ora, neste caso, estamos a falar da PlayStation 5 e o título colorido em destaque, para toda a família, é Sackboy: A Big Adventure. Na verdade, o jogo também está disponível para a PlayStation 4, mas isso não o invalida de ser também um título de lançamento da nova consola da Sony.

A série LittleBigPlanet é uma das mais famosas e acarinhadas por parte do público da Sony e a personagem principal deste jogo é Sackboy, a mascote da série em causa. Porém, ao contrário da habitual perspetiva 2.5D, agora temos um incrível e colorido mundo em 3D. Todavia, ao invés da Media Molecule, este jogo ficou a cargo da Sumo Digital, empresa a qual fez um excelente trabalho tanto a nível visual, como mecânico.

sackboy a big adv 2
Dá imenso gosto explorar os cenários com todos os seus detalhes.

A Big Adventure é bastante rico visualmente

O mundo de Sackboy: A Big Adventure é incrivelmente detalhado em todas as suas estruturas e plataformas, decorações dos cenários e animações. A atenção ao detalhe é soberba e o título transborda fofura por todo o lado. O jogo contém diversos mundos por explorar, todos eles muito únicos visualmente, mas também de desafios. A sua dificuldade é bastante acessível inicialmente, mas com poucas horas de jogo, comecei a sentir um incremento da mesma. Acaba por se tornar mais desafiante e isso é positivo, pelo menos para mim, que acabo por não ser propriamente uma fã de jogos de plataformas. Neste caso, ao ser desafiado, arregacei as mangas e atirei-me “com unhas e dentes” para superar tudo o que eram bolas de fogo, “manadas” de inimigos em formato de comboio, entre outras ameaças que só estão lá para nos fazer a vida negra.

sackboy a big adv 1
Algumas plataformas conseguem ser desafiantes.

Mas falando um pouco da narrativa, obviamente que esta não é o que nos move neste jogo. Quer dizer, falo por mim obviamente. Vex, o vilão do jogo, apareceu no Artemundo e raptou todos os amigos de Sackboy com o intuito de os escravizar e forçar a trabalhar no seu Inversor. Toda aquela cidade colorida com a qual somos presenteados inicialmente, rapidamente se irá tornar um local inóspito. Ora lá vamos nós percorrer os vários mundos e superar todo e qualquer desafio para salvarmos os nossos amigos. Por entre imensas plataformas, desafios, momentos divertidos, e bosses, esta é, tal como o próprio nome indica, uma grande aventura.

Como não poderia deixar de ser, a personalização tem grande destaque no jogo e são imensas as peças que podemos desbloquear ao completarmos determinados objetivos nos níveis, ou simplesmente completá-los. Depois fica ao nosso critério a forma como personalizamos o Sackboy, sendo que é possível gravar vários outfits e usarmos os mesmos quando quisermos.

Este é claramente um jogo para toda a família e, por essa razão, existe a possibilidade de o mesmo ser jogado até um máximo de quatro jogadores na mesma consola. Infelizmente, o mesmo não pode ser jogado online; pelo menos não por agora. Ao que parece, essa funcionalidade será adicionada muito brevemente, a qual, sejamos honestos, deveria fazer parte do jogo desde o primeiro dia.

Uma aventura para ser partilhada

Sackboy: A Big Adventure é a aventura familiar indicada para qualquer altura do ano, mas, especialmente, nesta fase que se avizinha, ou com o próprio lançamento de uma nova consola. O seu mundo cheio de pequenos e deliciosos pormenores, consegue satisfazer miúdos e graúdos. Se a isto juntarmos uma jogabilidade acessível, mas também desafiante quanto baste, acaba por facilmente se adequar a qualquer tipo de jogador. Destaque ainda para o trabalho efetuado ao nível de todos os efeitos sonoros, bem como o bom acompanhamento musical que nos acompanha, incluindo até algumas músicas bem conhecidas. Seja como for, apesar do produto ter um resultado final bastante positivo, considero que este seja mais direcionado para os fãs do género ou da própria franquia da qual faz parte.

positivo Mundo bastante detalhado e colorido
positivo Sistema de plataformas e puzzles
positivo Boa personalização
positivo Multiplayer local até quatro jogadores

errado Não é possível jogar com amigos online (por agora)

Data de Lançamento: 12 de novembro de 2020
Produtora: Sumo Digital
Editora: Sony Interactive Entertainment
Género: Aventura, Plataformas
Disponível para: PS4 e PS5

Foi disponibilizado um código para análise por parte da PlayStation Portugal. (PS4)

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.