Loading – Tetris Effect: Connected

tetris effect connected

Depois de um lançamento bem-sucedido em 2018 na plataforma concorrente, Tetris Effect chega finalmente à Xbox com a companhia de novos modos multiplayer, ganhando assim o subtítulo “Connected”. Se não conhecem este jogo, o mesmo transforma a clássica fórmula de Tetris num incrível espetáculo audiovisual.

Apesar de não ser um grande fã de Tetris, a minha curiosidade foi mais forte e decidi instalar este título através do Xbox Game Pass. Fiquei surpreendido com o estilo visual, onde o contraste de cores fortes é dominante e notório desde o início.

Optei por iniciar a minha aventura no modo “Journey”, mas existe uma grande variedade de opções para explorar. Através deste, comecei a jogar num ritmo bastante contínuo, pois cada capítulo ou etapa desta jornada é composto por quatro níveis e, entre estes, existem pequenas pausas de transição (a não ser que sejamos muito maus) que beneficiam a progressão da jogabilidade.

tetris effect connected 01
Cada cenário é único e graficamente fantástico.

A combinação entre visuais abstratos com um forte contraste e música eletrónica, resulta em algo intrigante e apelativo. Apercebi-me aos poucos que cada nível representava algo, um local, uma cultura, entre outras coisas, transmitido através do som e de uma mistura de formas, objetos e animais.

Como exemplo, tive a oportunidade de presenciar a representação do mar, onde se destacava o som das gaivotas e os golfinhos a nadar pelo ecrã, isto tudo enquanto os blocos continuavam a cair. Os mesmos são sincronizados com a música, onde cada um destes produz um som quando são colocados.

Ao longo do nível, o ritmo da melodia aumenta progressivamente até chegar ao ponto em que os blocos começam a cair abruptamente e o cenário transforma-se. Nestes momentos, a reação tem de ser rápida e exata, apesar dos visuais se tornarem num espetáculo tão deslumbrante que acabavam por me distrair facilmente.

Com o aumento contínuo da dificuldade, senti que estava constantemente a aprender novas estratégias de criar linhas para ganhar pontos. Apesar de ter escolhido a dificuldade normal, tive situações extremamente difíceis que me levou a repetir o nível várias vezes, mas também foi nestes momentos que me fizeram continuar a avançar no jogo com um sorriso na cara.

Em suma, não deixem escapar esta experiência musical única e divertida, especialmente quando está disponível no Xbox Game Pass (caso possuam uma plataforma onde o serviço esteja disponível). Eu não sou um grande fã de Tetris, mas o facto é que fiquei apaixonado por este jogo e todos os dias fiz uma visita carinhosa (às vezes amarga) a este mundo de blocos mágico. Agora com a nova componente multiplayer, a magia passa por conectar os jogadores em busca de uma jornada especial.

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.