8 Animes Cyberpunk que devem espreitar

animes cyberpunk

É perfeitamente aceitável que alguém possa assumir o género cyberpunk como sendo praticamente o mesmo do que conhecemos como ficção científica. Isso não é de todo um problema; até porque cyberpunk acaba por ser um sub-género de ficção científica (basicamente, andamos aqui às voltas). Porém, cyberpunk pode ser descrito como algo que tem lugar num futuro distópico, com foco em Inteligência Artificial, humanos cheios de membros ou componentes cibernéticos nos corpos e por aí fora (até parece ficção científica, não é? Incrível).

Numa altura em que Cyberpunk 2077 já é uma realidade (por mais que custe a acreditar, CYBERPUNK 2077 JÁ SAIU, OK?!), dei comigo a pensar um pouco sobre animes com a mesma temática. Cyberpunk: Edgerunners, um anime associado ao jogo em si e a estrear somente em 2022, será uma produção do Studio Trigger (Tengen Toppa Gurren Lagann e Kill la Kill), em colaboração com a Netflix. Não sei bem o que esperar daqui, mas, no que toca ao resultado final, acho que o estúdio japonês já deu provas suficientes da sua qualidade. Mas, como 2022 ainda está bem longe, aqui ficam alguns nomes que acho merecedores da vossa atenção.


Ghost in the Shell

Um nome claramente mais que batido em listas, mas a sua presença é sempre inteiramente merecida. Este nome é muito mais do que um clássico da animação japonesa; é um título que influenciou imensas produções, dentro e fora do solo nipónico. Esta série conta com imensas entradas, as quais incluem diversas e interessantes timelines.

Caso ainda não tenham dado uma oportunidade a Ghost in the Shell, aconselho-vos a começar pelo filme original de 1995, ou, em último caso, a versão que saiu em 2008 com melhoramentos no áudio, mas também em algumas animações 3D. O filme está disponível na Netflix Portugal, embora sem áudio japonês (o que não deixa de ser incrivelmente estranho).


Serial Experiments Lain

Apesar de ter muita fama, sou da opinião que este não é um título fácil de gostar da primeira vez que se vê (estranha-se, mas entranha-se? Possivelmente?).  Quer dizer, tal como tudo, há quem possa adorar e detestar. É uma série com um ritmo consideravelmente lento, com alguma possibilidade de vos fazer adormecer caso estejam mais cansados.

Porém, o seu mundo é interessante e misterioso, principalmente se o abordarmos do ponto de vista que foi feito numa altura (1998) em que a internet ainda era algo “oculto” na sociedade. Olhando por esse prisma, acaba por ser uma excelente exposição daquela que era a ideia da internet no final dos anos 90.


Akira

E cá está ele novamente. Tal como Ghost in the Shell, este é outro título que teve uma enorme influência, dentro e fora do Japão, no que diz respeito a produção com base em temas futuristas (mas não só). Para além disso, é considerado por muitos como o filme que fez o anime explodir no mercado ocidental e abrir os olhos para o enorme potencial que vivia em solo nipónico, relativamente a esta vertente do entretenimento.

Confesso que não foi um filme que tenha apreciado a fundo da primeira vez que o vi, mas agora é algo que gosto cada vez mais a cada nova visualização (e olhem que já foram umas quantas vezes!).


Psycho-Pass

Obviamente que numa lista destas não poderia deixar de mencionar Psycho-Pass, um dos melhores títulos sci-fi e cyberpunk dos últimos anos. A existência de imensas temporadas e filmes é o selo de comprovação da qualidade presente neste nome. É uma das minhas séries favoritas dos últimos anos, muito derivado ao seu mundo, personagens e, acima de tudo, o implacável, mas também vulnerável, Sibyl System.

Se não conhecem, aproveitem para espreitar, pois está na Netflix Portugal.


Ergo Proxy

Ergo Proxy é aquele, algo clássico, nome que surgiu em meados dos anos 2000. Não sendo uma série do outro mundo, acaba por se encaixar de forma justificada no meio de todos estes nomes presentes neste artigo.

Ao contrário da imagem que alguns trailers possam passar, não é de todo uma série cheia de ação (muito pelo contrário, sinceramente). Acima de tudo, preparem-se para uma narrativa misteriosa e pouco percetível ao primeiro consumo: fica o aviso.


Mardock Scramble

Uma trilogia de filmes, com foco numa história de vingança. É visualmente bastante apelativa e conta, também, com uma boa banda sonora. Dos três filmes, confesso que o segundo me deixou algo dececionado; muito pelo facto de se concentrar, com alguma ênfase, em algo que não aprecio. O terceiro é muito bom e o primeiro acaba por ser uma excelente introdução a este mundo. Por acaso, talvez esteja na altura rever isto…


Karas

Ainda me recordo como se fosse ontem a altura em que isto saiu. A animação CGI era estranha (sim, isto é algo que nos assombra há vários anos), mas a restante era excelente.

Karas tem carisma pela forma como o seu mundo transpira mistério por todo o lado, mas também interessantes personagens e uma narrativa que nos deixa curiosos, desde o primeiro minuto. Não é um dos melhores animes de sempre, mas aconselho vivamente a darem uma oportunidade a este nome.


Akudama Drive

Esta é uma série que, atualmente, ainda está a ser transmitida no Japão. No que diz respeito a nomes mais recentes, não há nada mais concreto que isto. Do que vi até agora, acaba por se encaixar perfeitamente neste lote pelos vários pontos interessantes que apresenta. As suas personagens não fogem ao vulgar, sendo que, para mim, é o mundo onde a série tem lugar que rouba grande fatia do protagonismo (ou pelo menos, nos primeiros episódios já que, como disse, a série está ainda a ser transmitida).

Podem ler as minhas primeiras impressões nesta página.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.