Gears 5: Hivebusters DLC – Análise

gears 5 hivebusters análise

Lembram-se do modo Escape de Gears 5? Aquele modo onde tínhamos de sobreviver a várias investidas de inimigos (não, não estou a falar do modo Horde), ao mesmo tempo que tentávamos sair dos aposentos (Hive) dos mesmos? Pois é, Hivebusters transporta-nos até à primeira missão do peculiar esquadrão (Scorpio Squad) associado a esse modo e formado por Keegan, Lahni e Mac. Estas três personagens são destacadas para uma missão algo inédita no que diz respeito a Gears, ainda que não fuja muito em termos do habitual contexto do franchise.

Embora não seja de todo uma narrativa extraordinária, prefiro não revelar mais sobre a mesma, de forma a terem pequenas surpresas capazes de satisfazer qualquer fã de Gears. De destacar que, dependendo com quem iniciam a campanha, os momentos iniciais serão sempre diferentes, inclusivamente, numa parte onde fantasmas do passado (de cada um deles) vêm à tona; um pormenor que acho merecedor de elogios.

gears 5 hivebusters 03
Não me parecem muito convencidos em saltar do avião…

Para quem já conhece o tal modo Escape, sabe bem que cada uma destas personagens tem diferentes habilidades, embora no modo original funcione de forma diferente. Keegan consegue fornecer munição; Lahni tem ao seu dispor uma faca para executar ataques rápidos; e, por fim, Mac pode ativar um escudo para se defender a si próprio, bem como aos seus companheiros. Caso joguem a campanha sozinhos (isto porque dá para jogar até um máximo de três jogadores), podem ativar estas habilidades especiais a qualquer momento, desde que o tempo de espera da última utilização já tenha terminado.

De salientar que estas habilidades vão ficando cada vez mais poderosas, e pomposas, à medida que forem apanhando os respetivos upgrades durante os níveis (em suma, um género de colecionáveis). Sendo que alguns destes melhoramentos são bastante interessantes e úteis, dei por mim sempre a explorar ao máximo todos os cantos dos níveis.

gears 5 hivebusters 01
Hivebusters tem lugar numa ilha tropical com uns visuais bastantes distintos do resto da série.

E, por falar em níveis, e mesmo sendo um considerável fã de Gears há imensos anos, confesso que fui apanhado de surpresa pela forma como o jogo conseguiu fugir ao comum cenário da série. Esta mini-campanha leva-nos até uma ilha chamada Galangi, oferecendo-nos das mais deslumbrantes paisagens que já pude ver em Gears. Apesar de alguma presença industrial numa determinada parte, somos maioritariamente posicionados em incríveis ambientes tropicais, fazendo estes últimos lembrar autênticos cenários de Tomb Raider ou Uncharted. Locais exóticos e com uma flora consideravelmente apelativa aos meus olhos.

Quero deixar um pequeno destaque para a forma como algumas plantas reagiam à minha passagem e se fechavam, ao mesmo tempo que percorria as incríveis e densas zonas de alguns dos locais que podemos explorar. Em alguns destes locais, a vegetação é tão densa que fica difícil prever de onde vão aparecer alguns inimigos, principalmente se estivermos a falar dos pequenos e ágeis Juvies (um autêntico lodo, diga-se de passagem).

gears 5 hivebusters 02
O escudo de Mac em ação! Teve momentos em que foi fulcral para a minha sobrevivência.

Este DLC pode ser terminado entre três a quatro horas, dependendo sempre da forma como exploram os níveis e, obviamente, da dificuldade em que jogam. Joguei em intermédio (normal) e explorei bastante, tendo terminado dentro do tempo mencionado acima, sensivelmente. Se forem fãs de obter as conquistas de passar das dificuldades superiores, então certamente que terão mais alguns largos minutos em cima.

Existem determinadas partes mais exigentes e que, certamente, darão muito trabalho a todos aqueles que procurarem um desafio nas dificuldades superiores. Não estou só a falar de bosses, mas também das habituais e intensas ondas de inimigos em certas partes. Um dos momentos do jogo que mais gostei foi quando descia um autêntico rio de lava numa estrutura metálica, ao mesmo tempo que tentava ripostar munição para os inimigos, que iam aparecendo nas margens, e todos aqueles que saltavam para a plataforma onde me encontrava. Sem dúvida, um dos melhores momentos da campanha.

De uma forma geral, Hivebusters não adiciona nada de extraordinário à clássica fórmula de Gears, mas aquilo que faz, fá-lo de forma excecional. A jogabilidade continua intensa como sempre, recheada de momentos explosivos e pequenos momentos de fan service.

O DLC tem um custo de €19.99, o qual considero um pouco elevado para o seu conteúdo, mas se forem subscritores do Game Pass Ultimate, então a excelente notícia é que é totalmente gratuito. Acima de tudo, diria que é um DLC obrigatório para qualquer fã de Gears of War.

positivo Algum background story das três personagens
positivo Visualmente impressionante
positivo Combate continua intenso como sempre
positivo Pequenos momentos de fan service
positivo Grátis para subscritores do Game Pass Ultimate

errado Preço algo elevado

Data de Lançamento: 15/12/2020
Produtora: The Coalition
Editora: Xbox Games Studios
Género: Ação, Aventura, Shooter
Plataformas: Microsoft Windows, Xbox One, Xbox Series S|X

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.