A ordem correta para ver Ghost in the Shell

ordem para ver ghost in the shell

Ghost in the Shell é um dos maiores nomes da animação japonesa e uma autêntica bandeira ao país do sol nascente (bem como dos anos 90, claro) e uma enorme influência e inspiração para o mundo da ficção científica. Obviamente, isto está associado ao primeiro filme que estreou em 1995. Porém, antes disso, já tínhamos o manga. Este começou a ser lançado no final dos anos 80, mas apenas viu o seu grande salto para a ribalta após o aparecimento do primeiro filme, já no Ocidente.

Passados quase 26 anos, a quantidade de material existente pode, facilmente, afugentar alguns dos mais curiosos em entrar no mundo de Ghost in the Shell. Existem imensas séries e filmes, o que torna, possivelmente, todo o processo de mergulho neste universo um autêntico enleio, que pode resultar na (habitual) questão: por onde começar?

Ora, é por essa razão que decidi criar este artigo. Sendo um considerável fã deste nome, senti que este é um texto que merecia o meu esforço, de forma a poder ajudar possíveis interessados um nome tão respeitado como este. Acima de tudo, convém mencionar, deste já, que a série conta com três timelines diferentes, as quais separei por grupos: filmes, séries Stand Alone Complex e Arise. Estas são as principais entradas, mas Stand Alone Complex inclui também dois filmes que resumem a primeira e segunda temporada (os quais não incluí, por não crer serem necessários): são eles GitS: SAC – The Laughing Man (resumo da primeira temporada) e GitS: SAC 2nd GIG – Individual Eleven (resumo da segunda temporada).

Comecemos, então, pelas produções mais antigas. Estes dois filmes podem ser vistos pela ordem que foram exibidos no cinema, sendo que Ghost in the Shell: Innocence (2004) deve ser visto depois de Ghost in the Shell (1995). Em alternativa, podem ver uma versão melhorada do original, lançada em 2008, que conta com novos e melhorados efeitos visuais, bem como algum trabalho ao nível da banda sonora.

Ghost in the Shell (1995/2008)

ghost in the shell 1995

Ghost in the Shell: Innocence

ghost in the shell innocence

De seguida, temos a saga Stand Alone Complex, que conta com várias temporadas, duas delas até relativamente recentes. Bem, na verdade, na altura em que estou a escrever isto, a segunda temporada de “2045” ainda não estreou, mas já está confirmada. Stand Alone Complex foi a primeira série de Ghost in the Shell e, de uma forma geral, acabou por ser muito bem recebida pelo público (pelo menos, por mim foi).

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex

ghost in the shell stand alone complex

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex 2nd GIG

ghost in the shell stand alone complex 2

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex – Solid State Society

ghost in the shell stand alone complex solid state society

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex 2045 (Temporada 1)

ghost in the shell stand alone complex 2045

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex 2045 (Temporada 2)

ghost in the shell stand alone complex 2045 segunda temporada

Por último, temos a saga Arise, a qual se foca no início da Section 9 e a forma como o famoso esquadrão se conheceu. Se repararem, o espaço temporal acaba por ser pós Stand Alone Complex, o que não bate certo com a criação da Section 9 já existente na série anterior (sim, eu sei, nada confuso). Seja como for, em termos práticos, Arise tem lugar primeiro que Stand Alone Complex e essa é escolha que aconselho a fazerem na hora de assistir. Para além do mais, está disponível atualmente na Netflix Portugal, o que também vos facilita a vida se resolverem entrar por este mundo adentro.

Arise apareceu inicialmente em quatro episódios especiais, ou, se preferirem, quatro filmes. Porém, um ano mais tarde, Arise teve direito a adaptação para série onde, basicamente, juntaram os quatro filmes em oito episódios, sendo que os restantes dois são totalmente originais, a contar com uma nova arc. Posto isto, fica a vosso critério se preferem ver primeiro os filmes e depois a série, ou vice-versa. Por fim, Ghost in the Shell: The New Movie (um nome nada original) continua os eventos da série Arise, o qual devem ver logo após a terminarem.

Ghost in the Shell: Arise

ghost in the shell arise

OU

Ghost in the Shell Arise: Alternative Architecture

ghost in the shell arise alternative architecture

Ghost in the Shell: The New Movie

ghost in the shell the new movie

Todos os nomes que aqui mencionei fazem parte do conteúdo principal de Ghost in the Shell. Obviamente, existem pequenos conteúdos secundários associados às mais diversas fases temporais do anime, mas estas indicações ficam apenas para o caso de quererem apenas ver material canon (no entanto, explorem, ninguém vos impede!). Agora, digam-me lá: por onde vão começar esta viagem?

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.