O stress de Darkest Dungeon é tão bom!

darkest dungeon stress

Preparem-se para ser alvos de uma enorme pressão! A vossa sanidade mental será ferozmente testada, tal como o vosso frágil exército, perante até a mais inofensiva adversidade. A tocha vai perdendo força a cada novo passo. O vosso espírito bravo e destemido começa a fraquejar. As monstruosidades que afligem o vosso caminho, serão o início da vossa queda. A escuridão traz consigo o medo e o incógnito a cada nova sala. O fim está perto. A loucura é iminente. O vosso soldado entra em colapso e age por conta própria, influenciado brutalmente o espírito do resto do grupo. Acabou-se a comida. Acabaram-se as tochas. Bem-vindos à escuridão. Bem-vindos a Darkest Dungeon.

darkest dungeon vila
O único local seguro no jogo. Aqui poderão recrutar mais soldados, fazer melhoramentos, baixar os níveis de stress, etc..

Para quem desconhece, Darkest Dungeon é um rpg dungeon crawler em que uma das suas principais mecânicas é a forma como o stress influencia a prestação da party. Todo o stress obtido durante as dungeons, irá refletir-se, na maioria dos casos, em caraterísticas negativas. Estas terão impacto direto na jogabilidade e irão tornar a vossa assombrada aventura num autêntico desafio de superação mental. Preparem-se para ser confrontados com situações onde o desespero e o falhanço serão iminentes. Se alguém perder a esperança, a moral do grupo desce a pique e não há muito que possam fazer para além de tentar terminar a dungeon o mais rapidamente possível (de preferência, com o grupo todo), ou, como último reduto, desistir. Porém, desistir trará consequências morais negativas aos vossos soldados, portanto há que encontrar um ponto de equilíbrio. Mas também o digo, aqui não há finais felizes. É tentar fazer o melhor perante todas as situações adversas.

Ok, nem tudo é negativo. Por vezes, quando os soldados atingem um determinado estado de stress, é possível que possam ganhar uma habilidade positiva, motivando o resto da party, principalmente, ao nível da redução de stress. Ainda assim, sendo muito honesto com vocês, (eh pá) não esperem a luz ao fundo do túnel A escuridão será, na maior parte dos casos, a vossa companhia nesta brutal, mas excelente aventura.

darkest dungeon 01
Aquele momento onde o pico de stress é atingido e a esperança foi-se. A partir daqui, é sempre a descer.

As primeiras viagens às dungeons são facilmente, e cruelmente, o primeiro, doloroso, e real, impacto da alta exigência mental que o jogo vos irá exigir. Numa jogada de alto risco, estando mesmo sujeito a ser alvo de agressão verbal, diria que a dificuldade de Darkest Dungeon, em certos momentos, pode ser tão exigente quanto o franchise da FromSoftware. Porém, tal como nos Souls games, aqui também podemos fazer um pouco de grind, vá.

Seja como for, apesar da imensa exigência do jogo, dá gosto sobreviver dungeon após dungeon, recrutar mais soldados, evoluir a taberna e outros edifícios disponíveis para ajudar na recuperação mental dos soldados, bem como evoluir equipamentos e afins. São imensos os upgrades disponíveis, os quais são uma forma de incentivo para continuar esta tenebrosa aventura.

Apesar de todo o jogo soar bastante depressivo e exigente, às vezes as coisas até correm bem durante um bocado. Consegues ver diversos progressos na tua campanha e consegues ter um plano traçado. Isto até as trevas voltarem para escurecer o caminho outrora iluminado.

darkest dungeon boss
A batalha contra um boss é sempre o culminar da pressão. Preparem-se para ver a vossa party ser brutalmente dizimada.

Um a um, vês os teus soldados perecer perante a fragilidade da vida em Darkest Dungeon, mas há algo no jogo que me continua a puxar para a sua desafiante escuridão. Faz agora quatro anos que comprei o jogo para a PlayStation 4 e foi lá que joguei algumas semanas, até ter aparecido outro jogo no caminho e nunca mais ter regressado. Porém, há alguns meses que queria arranjar para PC, mas estive constantemente a adiar até ao bem-dito momento em que a Epic Store o oferece de forma gratuita no dia 25 de dezembro (um belo dia para oferecer este jogo, diga-se de passagem). Ora, não havia volta a dar; sabia que o meu regresso tinha hora marcada e assim aconteceu. Desde então tenho jogado várias horas e assim irá continuar até Darkest Dungeon 2 sair em early access algures em 2021. Será, muito provavelmente, o primeiro jogo que irei adquirir neste estado, o que demonstra, indubitavelmente, o quão gosto deste jogo. O desespero é mais que garantido, mas, certamente, que o divertimento também. Anda escuridão, vem até mim. Não te receio pois não estou sozinho, tenho a tocha comigo. Até esta apagar-se…

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.