Nioh 2 – The Complete Edition – Análise

Nioh 2 The Complete Edition análise

É verdade que, com o sucesso da fórmula de Dark Souls, nasceram muitos jogos inspirados (ou clonados) pelo mesmo, mas poucos se destacaram como Nioh. Este e a sua sequela possuem uma identidade própria e são títulos essenciais para os apreciadores do género.

Após o lançamento da sequela na PS4, chegou a hora de recebê-la noutra plataforma com o lançamento de Nioh 2 – The Complete Edition para PC.  Esta edição, para além de conter novas opções gráficas e de desempenho superiores, também inclui todo o conteúdo adicional lançado até ao momento.

Um caçador demoníaco

Mas afinal em que consiste este título? Bom, Nioh 2 decorre numa época do Japão Feudal onde muitos samurais possuem o (infeliz) hobby de caçar Yokais. Estes últimos são demónios que habitam o mundo e destroem várias vilas, consumindo muitas vidas humanas. Sendo o protagonista desta história, cabe a mim pegar na minha espada e derrotar estes monstros numa longa e difícil viagem.

A premissa parece simples, mas na verdade temos uma pista inicial que nem tudo é assim tão simples como parece e, lentamente, a história desenvolve-se em vias interessantes. A personagem principal é moldada à nossa imagem, ou seja, cada um de nós irá criar a aparência do nosso protagonista através de um sistema de personalização fantástico. É escusado dizer, mas a verdade é que perdi vários minutos (meia hora?) a criar de raiz o meu samurai “edgy” e “badass”. Apesar disto, o mesmo já possuía um nome e chamava-se Hide. A razão está no impacto que a personagem tem em relação à narrativa e, possivelmente, para facilitar a interação entre personagens.

Nioh 2 The Complete Edition 01
O sistema de criação de personagens contém várias opções e apresenta uns visuais soberbos!

Visualmente, é um título fabuloso com vários cenários diferentes onde prima a arquitetura Japonesa da época. Este tipo de locais suscita-me sempre o interesse de os explorar e os de Nioh 2 não fogem à regra. A criatividade dos inimigos é fantástica, mas o principal destaque vai para os bosses implacáveis que chegam a provocar arrepios (e que acabaram com a minha sanidade).

Graças ao poder de um (bom) PC, é possível elevar os visuais a um nível superior à plataforma original, assim como o seu desempenho. Após algumas configurações, consegui um resultado brutal ao jogar a 2K entre 80 a 95 FPS (frames por segundo). No entanto, as opções gráficas são bastantes limitadas e gostava de ver mais opções para estabilizar o FPS para além das existentes, que apenas permitem manter o FPS até 30, 60 ou 120.

Nioh 2 The Complete Edition 02
As melhorias gráficas não “melhoraram” o horrendo aspeto dos Yokais.

Algo que estranhei foi ver as cutscenes serem apresentadas a 30FPS. Isto pode estar relacionado com o motor de jogo, ou de como o título está programado, mas não deixa de ser curioso a omissão de uma fluidez maior nestas sequências.

Para além disso, quero destacar alguns bugs que encontrei durante a minha experiência com o jogo. Após várias configurações gráficas, reparei que ao selecionar o modo “Fullscreen” em “Display Mode”, o FPS fica limitado a 60 mesmo que o “Frame Rate Cap” esteja acima desse número (120). Tendo em conta que o meu monitor é de 144hz, isto é algo estranho e que provavelmente irá ser corrigido no futuro. Recomendo a utilização do modo “Borderless” para obterem um FPS acima dos 60, caso tenham problemas com a opção “Fullscreen”.

Adicionalmente, quero mencionar mais dois bugs, apesar de serem mínimos. Para um jogo de ação como Nioh 2, o ideal será utilizar um comando e, no meu caso, não ponderei outra opção. Contudo, tive um momento onde o mesmo começava a vibrar do nada (cerca de 10 em 10 segundos) e tive de reconectar o comando para voltar ao normal. Outro pequeno detalhe é o facto de o cursor do sistema operativo estar constantemente no meio do ecrã ao longo do jogo.

Nioh 2 The Complete Edition 03
Os Guardians Spirits serão os vossos companheiros nesta jornada.

 

Problemas técnicos à parte, a diversão mantém-se

Eventualmente, estes problemas serão resolvidos e, segundo a Team Ninja (produtora do jogo), serão disponibilizadas mais opções gráficas, como por exemplo, DLSS. Apesar de destacar estes bugs, não quero com isto dizer que a minha experiência de jogo tenha sido prejudicada. Apenas quero demonstrar que esta versão necessitava de mais otimização no seu lançamento. Contudo, Nioh 2 continua a mesma excelente e frenética experiência.

A fórmula de Nioh é certamente inspirada em Dark Souls, mas ao mesmo tempo, afasta-se completamente deste e entrega uma jornada fresca e única. Em comparação, a jogabilidade é semelhante a um hack n’ slash e possui uma dificuldade sádica (sim, é mesmo difícil) que, por momentos, acabou com a minha sanidade.

Porém, após perceber as suas mecânicas, a minha aventura tornou-se bastante divertida, onde a adrenalina era constante e a satisfação por cada vitória garantida. Nioh 2 possui várias componentes na sua jogabilidade, desde um sistema de upgrades, skills, Yokai Shift, Burst Counter, Guardians Spirits, sem falar dos vários playstyles de cada arma (ufa, isto nunca mais acaba).

Nioh 2 The Complete Edition 04
Yokai Shift acaba por ser uma carta de trunfo contra inimigos mais fortes.

Para quem possa nunca ter ouvido falar de Nioh 2, vou explicar algumas das suas mecânicas originais. Algo já habitual desde o primeiro jogo, são os nossos companheiros Guardian Spirits. Estes representam-se em forma de animais com determinados poderes elementais. Os elementos podem ser combinados através de dois Guardian Spirits para obter buffs. Uma das novidades introduzidas na sequela, é a possibilidade de realizar Yokai Shift, uma mecânica que nos permite transformar, como o próprio nome indica, num Yokai (demónio), obtendo um enorme poder de ataque durante alguns momentos.

Para além disso, temos o Burst Counter que nos permite contra-atacar no momento certo, os ataques poderosos dos inimigos. Esta habilidade é uma autêntica bênção nas lutas contra os bosses, mas não só. Isto tudo é possível porque o protagonista é um Shiftling (metade Humano e metade Yokai), o que acaba por fazer sentido num contexto narrativo.

De facto, estamos a falar de um jogo com imensas possibilidades para desenvolver a nossa personagem, resultando num combate único e excelente. Apesar dos desafios (por subestimar os inimigos), adorei o tempo que passei com este título. É um jogo que certamente irei continuar a jogar por várias horas, tendo em conta a quantidade de conteúdo principal e secundário (incluindo todos os DLC’s) existente nesta versão.

Está na hora de (re)descobrir Nioh 2

Com o lançamento de Nioh 2 – The Complete Edition, existe agora menos desculpas para não jogar este excelente título. A sua nova casa pode possuir alguns bugs técnicos que acabam por ser aborrecidos, mas que não prejudicam de forma alguma a jogabilidade. Se olharmos pelo lado positivo, existe agora uma versão do jogo com gráficos melhorados e com todo o conteúdo adicional.

Nioh 2 oferece uma excelente experiência, através de uma narrativa misteriosa, cenários absorventes e um sistema de combate divertido, apesar da sua dificuldade extrema. Contudo, devem abraçar este desafio e encará-lo como uma viagem inconfundível, onde cada vitória irá saber melhor que a anterior. Só não abracem os Yokais; neste caso, a escolha sensata será cortá-los com a vossa arma predileta.

positivo Um mundo sombrio e fascinante para explorar
positivo Bom sistema de criação/personalização de personagens
positivo Combate frenético e desafiante
positivo Muito conteúdo para usufruir

errado Alguns bugs técnicos que poderiam ser evitados
errado Poucas opções gráficas no lançamento

Data de Lançamento: 05/02/2021
Produtora: Team Ninja
Editora: Koei Tecmo / Sony Interactive Entertainment
Género: Ação, RPG
Disponível para: PC, PS4, PS5

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise (PC).

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.